sexta-feira, 30 de julho de 2010

Uma solução para aterros urbanos!!

Aterros sanitários urbanos são áreas especialmente preparadas para confinar os resíduos sólidos provenientes de domicílios, dos serviços de limpeza urbana, de pequenos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, minimizando, assim, os impactos ambientais causados pela destinação incorreta do lixo e, também, promovendo a saúde pública.

Diante dessa realidade, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Ministério das Cidades, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) uniram-se para buscar uma solução que atendesse às necessidades de construção de aterros sanitários de pequeno porte. Juntaram-se à iniciativa órgãos ambientais estaduais como a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), de Minas Gerais, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), do Rio Grande do Sul, a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), da Paraíba, e o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), entre outras, além de técnicos, acadêmicos e projetistas.

O trabalho da Comissão de Estudo de Apresentação de Projetos de Aterros e Resíduos Sólidos Urbanos (CE 02:144.38), criada no âmbito do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02), resultou na publicação da norma técnica ABNT NBR 15849:2010 - Resíduos sólidos urbanos – Aterros sanitários de pequeno porte – Diretrizes para localização, projeto, implantação, operação e encerramento, que entrou em vigor no dia 14 de julho.
Para mais informações entre em contato com o Comitê responsável, pelo email _cb02@abnt.org.br_ . (/Fonte : ABNT - 23/7/2010)/

fonte: /www.produtosperigosos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário